Como se procuram estes recursos

A procura dos recursos minerais é feitas utilizando os chamaos métodos de prospeção. Esta prospeção pode ser realizada de várias formas, procurando saber directa ou indirectamente como é o terreno em profundidade e, assim, identificar e avaliar a existência de recursos minerais no sub-solo.


A prospeção geoquímica baseia-se na recolha de amostras de solo do local em estudo e na sua análise laboratorial, processo do queal resulta geralmente a elaboração de uma carta geoquímica.

Carta geoquímica



A prospeção mecânica é feita através de perfurações no solo com profundidades que podem chegar às várias centenas de metros. Estas sondagens podem ser destrutivas ou podem conservar os testemunhos de rocha que são posteriormente estudados detalhadamente por geólogos.

Perfuração



Finalmente a prospeção geofísica, pode ser dividida em 5 técnicas diferentes:

Prospeção elétrica - Ao introduzir corrente elétrica no solo podemos estudar e prever os materiais existentes na camada através da resistência que os diferentes maciços rochosos oferecem à corrente.
Estudo da resistência elétrica de determinado maciço

Prospeção sísmica - Através da criação de pequenos sismos na área em estudo, pode obter-se informações sobre o interior da terra com base nos comportamentos das ondas sísmicas estudadas previamente.

Estudo das ondas sísmicas em determinada zona

Prospeção gravimétrica - Através do estudo das variações da aceleração da gravidade, pode deduzir-se a existência ou não de maciços rochosos com interesse económico para exploração.

Estudo da aceleração gravitica em determinada zona

Prospeção magnética - Medindo o campo magnético da terra identificam-se as formações geológicas com base em estudos do seu magnetismo permitindo assim prever-se a sua composição.

Estudo das propriedades magnéticas de determinada zona

Diagrafias - registos contínuos de informações retiradas por sondas durante a prospeção mecânica onde se recolhe informação sobre as rochas que esta sonda atravessa. A sua análise final vai consistir no cruzamento dos dados de todas as diagrafias feitas.
Diagrafia