Processos de extração

Nas pedreiras:

A primeira fase consiste na limpeza da superficie de exploração, de seguida  prefura-se o solo de modo a que se possa efectuar um estudo geológico da zona. Após esse estudo inicia-se a elaboração um plano de recuperação ambiental e projecta-se a pedreira conforme a dimensão do maciço que pode ser explorada (é de salientar que um maciço rochoso só é explorado quando o lucro de venda dos recursos nele existentes é superior ao custo de extração). Depois de feito o estudo do terreno e de projectada a pedreira carrega-se os furos feitos anteriormente para o estudo geológico com explosivos e ligam-se todos os explosivos uns aos outros e a um detonador. Depois de se detonar todos os explosivos separa-se as terras - sem utilidade para a pedreira - dos blocos de maiores dimensões, estes por sua vez passam à fase seguinte, sendo então transportados para a zona onde ocorre a britagem.

A britagem é a parte mais importante de todo o processo e é também a mais complexa, estando explicada no esquema a baixo apresentado com a sua respectiva legenda. Os blocos ainda em bruto passam por diferentes tipos de maquinaria que parte e separa os materiais conforme os usos que terão.


Esquema do processo de britagem e respectiva legenda


Após o processo de britagem coloca-se os produtos desta em armazéns até haver uma proposta comercial lucrativa para a pedreira e só então os materiais são vendidos.







Nos areeiros:

O processo de extracção nos areeiros é relativamente mais simples. Nestes a areia é retirada de praias, lagos, ou de qualquer outro sitio onde esta seja abundante e desnecessária, sendo posteriormente transportada para o seu local de trabalho onde vai ser limpa e separada conforme a granulometria (o tamanho dos grãos) e a sua composição (ou seja, se é essencialmente quartzo, argilas, etc...)